Blog da Mota: Genética, destino, Deus

terça-feira, julho 10, 2007

Genética, destino, Deus

Quando olho para estas 3 palavra fico pensativo, pois segundo muitas pessoas a nossa vida esta subjugada a estas 3 palavras.
Bem não sei, nem julgo as opiniões dos leitores, que seguramente já pensaram ou já duvidaram de algumas coisas que acreditam nestas 3 simples palavras que parece que muda ou decide uma vida.
No caso da genética, á quem defenda que todo o que vamos ser esta inscrito no nosso código genético, que independentemente daquilo que nos aconteça, da educação que tenhamos, dos problemas que vamos ter, que nada disso importa porque todo já esta decidido por um simples código dentro de cada célula.
Ou até o destino, onde as videntes o conseguem prever, que estamos predestinados a ficar sem uma perna ou que vamos casar com uma certa mulher, ou o facto do nosso filho ter um problema já estava destinado, era a nossa sina, tinha de nos acontecer não interessava as voltas que déssemos á vida.
E temos ainda Deus, o todo poderoso que decide a nossa vida por aquilo que rezamos, ou que castiga pelo número de pecados que temos, mas que se formos ao confessionário e rezarmos as ave-marias que esses pecados desaparecem.
Na minha opinião acho que isto da religião é todo uma chaxada, pois sei que está podre por dentro, e acredito que grande parte daqueles que se intitulam praticantes, vão á igreja ou á mesquita, dizem as suas rezas de cor e salteado, não sabem o que elas significam, mas enquanto fazem todo esse processo estão a desdenhar dentro da sua mente o que a vizinha vez ou a contar á parceira do lado a ultima da vizinha da frente.
Não estou a dizer que são todos assim por que eu sei que ainda á muita gente que entende os princípios bases e que ainda acredito no bom que tem a religião, mas mesmo esse são apanhados numa rotina de desinteresse por esta mesma.
Não quero com isto dizer que não acredito num ser superior a todo isto em que vivemos, porque alguém tem de ter criado isto, o inicio, mas não sei se é Buda, ou Ala ou se +e Deus, única coisas que sei é que existe algo, algo que nos criou, algo que ainda olha para isto mas que se desilude cada vez mais todos os dias.
Se realmente existir um Céu, e se as pessoa que lá entram só mente entram segundo a religião, eu quero perguntar a todos, se acham que lá merecem entrar, acho que ninguém honestamente, me vai conseguir dizer que lá entra, e porquê, porque todos já cometemos algo de grave que nos envergonhamos, todos temos podres e esqueletos nos armários.
Pessoalmente não acredito em destino, nem em astrologia, nem num fim certo para mim, sei como vou morrer só não sei quando nem como, e penso ainda que não é sina nenhuma que mo diga.
Mais do que todo acredito que somos nós que controlamos a nossa vida, as nossas decisões, sei que somos nós que lidamos com o acaso, esse acaso é todo aquilo que não podemos controlar e que eu acho que é um mero acaso.
Eu penso que não faz sentido existirem coisas com o destino que decide como vamos ser, ou um Deus castrador que decide a vida das pessoas e pelos pecados que tem faz com que essa nunca seja feliz.
Pois se fosse assim qual era o nosso papel aqui na terra servir de robôs enquanto esse Deus brinca connosco, e decide o nosso destino e nós vamos cumpri-lo á risca, qual seria o sentido de uma existência assim?
No meu ponto de vista, as pessoas vem medo de enfrentar os problemas que tem ou os problemas que criaram, e simplesmente refugiam-se nas malhas do destino, ou tem medo de procurar a sua felicidade e afirmam que o destino ira trazer algo melhor.Mas quem sou eu para dizer isto, eu que nem consigo descobrir a minha razão de existir.

1 homens da mota:

Anónimo disse...

gostei do texto..mt bem elaborado msm:) no meu ponto de vista, eu acredito nas 3 coisas, q temos d ter genes dentro de nos e k estes sao dsenvolvidos cm o estimulo do meio, tu n podes saber se tens jeito pa ser futebolista se nunca jogast bola, podes ter um gene pa ser um grande jogador, mas mesmo cm esse gene tens d ter estimulo para o ires aprefeiçoando..as vezes ha pessoas k morrm d uma forma tao estranha e ate estupida k pode ser obra do destino, tava traçado k ela deveria falecer por ex. aos 11ans, mas nem tdo é obra do destino se o fosse o mundo nao andava pa frente, entao tava tudo parado a espera k o destino fizesse algo, a palavra "destino" é mt ambigua e pode ter varias interpretaçoes validas mas n verdadeiras pq nunca ninguem falou cm o destino..qto a religia eu acredito k a um ser superior a nos, uma força desconhecida mas k sinto k esta presente neste mundo, faz sentido, ha historias k sei k sao reais, mas deus nao nos pode ajudar em tudo e fazer tdo akilo k keremos do genero, "kero um 20 a portg, rezo mt e vou ter 20", pensar assim errado, deus é deus e nao uma makina k nos comanda em tds os nossos passos, se assim o fosse nao haveria logica o ser humano existir, pq assim eramos robos, e nao somos pq tomamos decisoes,escolhas,opinioes etc na nossa vida. na verdade para mim, a genetica, o destino e deus é um complemento dakilo k é o ser humano, mas um complemento necessario... podia tar para aki a tagarelar mais, ms axo k fiz passar bem a mha opiniao!! ;) bjs*