Blog da Mota: A vida nova

quinta-feira, agosto 02, 2007

A vida nova

Caros leitores, hoje terminei a leitura de um dos melhores livros que já li até hoje, um livro que me tocou, pela sua escrita, pela sua envolvência, e sobretudo pela sua história.
O livro que vos falo é de “A vida nova” de Orhan Pamuk, um livro que conta a história de uma rapaz que um dia leu um livro e toda a sua vida mudou.
Um livro fantástico que vou guardar na minha memória, desdas viagens demoradas de camioneta ate locais longínquos, ate as longas conversas com personagens como Doutro Fino, Osman, e muitas outras conversas com personagens cujo nome mal consigo pronunciar, muito menos escrever.
A escrita que este grande escritor Turco é absolutamente envolvente, tendo alturas que parece que o autor fala directamente para nós, não é um livro de fácil compreensão, pelo contrário é muito profundo e distinto de todos os outros que já li.
Sendo uma pessoa que gosta muito de ler vi-me espantado com a demora que tive para ler este livro, quer tenha sido graças á sua profundidade literária, ou da fase de atribulação que passo na minha vida, demorei 3 meses a ler este magnifico livro, pois a cada palavra que lia via-me mais entranhado dentro da historia.
A vida de Osman mudou quando este leu “o livro” encontrou o seu amor quando persegui-o mais pessoas que o lessem, deixou-se levar na sua própria ilusão, mas só com o poder e a calma da idade é que realmente chegou á quilo que realmente “o livro”.
A minha vida ao longo destes 3 meses que passaram mudou, não sei se mudou para melhor ou para pior, sei que mudou, vejo as coisas de outra forma, ouço as coisas de outra forma, as pessoas de fora podem não o ver, mas eu mudei, mas hoje ao acabar de ler o livro de Pamuk, que fala num suposto livro que muda as vidas, eu fiquei pensativo.
Será que também este livro me mudou a mim, não ao ponto de sair de casa meter-me num autocarro á procura da cidade prometida ou de um anjo, mas será que mudou a minha maneira de pensar, de ver as coisas, será que eu também, a partir do momento que comecei a ler o livro, não procurei eu também uma vida nova?
Osman afirmava ter encontrado o amor da sua vida, como ele dizia, que tinha encontrado o seu anjo, eu não sei se o encontrei, nem realmente sei se alguma vez o vou encontrar, sei que este livro me tocou profundamente, desda relação de Osman com Janan, e do livro misterioso que escreveu o Tio Rifki.
Tal como Osman gostava de partilhar o que li, gostava que outras pessoas me dessem a sua opinião á cerca do livro que acabei de ler, saber se as suas vidas também mudaram, ou se foi apenas um mero acaso, quero saber se o livro as ajudou a ver a vida de uma outra forma.Tal como todos os que leram “o Livro” eu também ando á procura do meu anjo, só que não ando nas camionetas, estou assente na terra a ver se ele espreita para mim.

0 homens da mota: