Blog da Mota: Loucura vs Genialidade

quarta-feira, abril 25, 2007

Loucura vs Genialidade

"Há uma fina linha entre genialidade e loucura. Eu apaguei essa linha" disse um dia o senhor Oscar Levante pianista e actor nascido e falecido nos EUA. Em verdade, constatamos na maior parte das vezes que os grandes génios que vieram a este nosso mundo, nas mais variadas áreas, não conseguiriam lidar com a sua própria genialidade! Talvez por se sentirem deslocados do resto da sociedade, talvez por eles próprios serem demasiado exigentes com todos os outros, talvez, talvez,talvez...certo é, que mais tarde ou mais cedo, quase todos derrapam pelos caminhos da decadência acabando por se auto-destruir. Desde sempre senti uma enorme curiosidade em decifrar o porque deste estranho fenómeno acontecer. Fui crescendo, fui-me informando, fui analisando e fui concluindo. Hoje tenho uma opinião formada e tenho todo o prazer em partilha-la: Vivemos numa sociedade em que na pratica, a solidariedade é ter pena dos meninos que morrerem de fome em África(sem nada fazer para os ajudar), o altruísmo é sorrir para o vizinho do lado e dar guloseimas aos seu filhos, para depois os achincalhar pelas costas, a humildade é ser-se coitadinho, a simpatia é ser-se cínico, a curiosidade é saber o que se passa na casa do outro. Ouso dizer que 90% de nós cresce segundo estes valores, que nos preparam para a nossa vida e nos ajudam à inclusão na sociedade, sem nunca nos questionarmos se existe outro caminho a seguir. Perdoem-me estar a cair no estereotipo de rotular desta forma o nosso mundo, mas segundo a minha (pouca) experiência, foi o que me apercebi. Agora olhemos para o lado, para reparar naqueles realmente questionam o seu rumo de vida e analisemos os caminhos que normalmente seguem:temos aqueles que desde cedo percebem que são diferentes, acabando por ser descriminados na escola, fazendo poucos amigos, crescendo traumatizados, para mais tarde ao mais cedo encontrarem consolo naquilo que os vai
destruir:droga!este tipo de pessoa nunca sai do anonimato e acaba na miséria. A seguir temos aqueles que encontram um equilíbrio, normalmente alcançado, com a junção a um grupo com qual se defina, daí termos os hippies por exemplo! este tipo de pessoa, normalmente permanece no anonimato e se tudo correr nos conformes acaba, concretizado. Falemos agora dos verdadeiros "génios", aqueles que na sua essência são iguais ao primeiro grupo que acaba na miséria e ao segundo que se junta aos hippies, mas que possuem uma aptidão fora do comum para uma qualquer actividade!os "génios" normalmente chegam ao "estrelato", da mesma forma que na maior parte dos casos se suicidam. Por fim, temos os mais tolerantes, que tentam conciliar este sua diferença,estes seus ideais e suas aptidões, com a sua sociedade tentando com que ela se adpte a ele também...analisando bem estes são os verdadeiros génios, mas esta é uma tarefa tão complexa que são muito poucos os que a realizam de forma eloquente...!os que o conseguem fazer, tanto acabam felizes no anonimato, como felizes a receber o prémio nobel da física! Ora se virmos as coisas desta perspectiva, o senhor toxicodependente ao qual damos uma esmola todos os dias, pode ser em 50% dos casos, um potencial "génio", mas que ao contrário de outros não teve os mesmos estímulos...creepy ain´t?
Em conclusão, penso que a nossa sociedade não está preparada para pessoas "diferentes", pessoas sem medo de se assumir, pessoas que não se prendem a trivialidades, pessoas que simplesmente descobriram que existe um outro lado...

2 homens da mota:

Desconhecido. disse...

Ruben é um futuro génio!

Rúben disse...

Um génio não se torna génio, nasce génio! Eu não tive essa herança genética...