Blog da Mota: Conversas de Rua

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Conversas de Rua




Eu habito numa pequena vila, perdida algures no meio do mundo e onde a tecnologia é sinónimo de ver o FCP via televisão da tasca do Anacleto. Defeito, ou não, o meu orgulho por habitar um sítio com estas características é nulo e a única coisa que desta vila me orgulho, é o facto de aqui habitarem algumas das pessoas mais importantes na minha vida. Facto é, que intelectualmente eu não vivo aqui,aliás, vivo bem longe num sítio onde, por exemplo, as conversas do dia-a-dia, não são baseadas na vida da prima da vizinha da tia Alice. Pois é precisamente disso que venho hoje aqui falar. O fenómeno, denominado por mim próprio como, "Conversas de Rua". Estas estão de tal forma entranhadas no espírito destas vilazinhas, que sair à rua para efectuar determinada acção, e não ser confrontado com dois ou três exemplares destas, é tarefa impossível. Ora,sendo eu sou um adepto do diálogo e sou um idealista por natureza, sou da opinião que não existe poder maior neste mundo, que o poder das palavras, sendo que estas quando usadas da forma ideal resolvem qualquer problema(eu sei, eu sei, mas o que fazer?eu acredito num mundo utópico!!!),mas também podem ser usadas, entre outros fins, para alimentar intrigas e maldizeres sobre a tia da prima do Xavier que anda metida com o filho do sobrinho, da mulher da Maria!Porque são estes mesmo os temas das conversas de rua da minha vila, o que, me levou a uma retrospecção, que consequentemente me levou a considerar certas conclusões que me deixam profundamente revoltado. Pois se quando é uma senhora com mais de 60 anos a participar numa destas "Conversas de Rua", a minha surpresa ao perceber que a conversa é sobre a vida de outrem, não é nenhuma, mas quando estas conversas são mantidas por jovens, as minhas esperanças de que aqueles dois possíveis espécimes que vão mudar o mundo, estejam a trocar impressões sobre um qualquer tema de interesse publico ou a discutir opiniões sobre as teorias de um qualquer filosofo, sobem de imediato, mas depressa caiem de novo, sobe a assombração da prima da tia da Alice...Triste sociedade em que me vejo,fisicamente, inserido....

0 homens da mota: