Blog da Mota: Tour de France

domingo, julho 29, 2007

Tour de France


Aficionados pelo nosso blog e por ciclismo, como todos devem saber hoje terminou uma das mais emocionantes corridas do mundo, falo-vos da volta á França.
Pois bem depois do vencedor do ano passado ter sido proibido de participar este ano, Floyd Landis, por alegado controlo positivo num controlo anti doping, estava todo muito em aberto para quem seria o grande vencedor após as 3 semanas de tour.
Este ano a volta á França começou em Londres, algo que nunca tinha acontecido antes, e por isso o prologo foi nesse mesmo local, este foi ganho pelo ciclista Suíço e Campeão do mundo em contra relógio Fabien Cancellara, que contra todas as expectativas andou mais 7 dias de amarelo após o prologo.
Mas o facto de ter andado tanto tempo de amarelo deve-se a que estes sete dias de corrida tenham sido todos planos, o que levou a que não houvessem grandes ataques, e os que houveram foram logo apanhados pelo Plutão dando a possibilidade a chegada a um sprint.
Mas á 7 etapa, a primeira de montanha, o jovem Gerdemann Linus, chegou com grande vantagem da concorrência e ganhou a amarela, passando a liderar a camisola branca e o tour.
Mas esta liderança apenas durou um dia pois na etapa seguinte, Michael Rasmussen venceu a etapa seguinte dando lhe a liderança do tour, que mais tarde iria ser retirada com direito a muita polémica.
Na 16ª etapa do tour Rasmussen voltaria a vencer, ampliando a sua vantagem para 3’10 minutos para Alberto Contador, mas após essa etapa, foi confirmado que o atleta da RABOBANK tinha mentido á equipa sobre a sua verdadeira localização antes do tour, o que levou a equipa a retira-lo da volta a França, ficando a camisola amarela livre.
Antes de Rasmussen já outros corredores tinham abandonado a prova por controlos positivos, tal como Alexandre Vinokourov, apesar de Rasmussen não ter acusado positivo no controlo.
Na etapa seguinte, na 17ª, foi apenas uma etapa de passeio para que Contador pudesse no final da etapa vestir pela 1ª vez a camisola amarela.
Até ao contra relógio não se registaram mais alterações, mas se Contador quisesse manter a amarela teria de fazer um bom contra relógio, isso acabou por acontecer, ficando em 5 lugar a 2’18 do vencedor que foi Levi Leipheimer.
Os tempos após essa etapa não foram alterados e nos Campos Elisios quem ficou no pódio em primeiro lugar foi Alberto Contador, em 2º Cadel Evans, e em 3º Levi Leipheimer.
Para alem da camisola amarela, Contador ganhou a camisola Branca, a camisola da juventude, a camisola da montanha foi ganha por Juan Maurício Soler Hernandez, a camisola dos pontas foi vencida por Tom Boonen, e a Discovery Channel levou para casa o premio por equipas.
Num tour um pouco louco, venceu a juventude e sobre todo o combate contra o doping, terem sido excluídos corredores como Vinokourov foi uma atitude de coragem, pois este era apontado com possível vencedor do tour, enquanto todos os jornalistas a nível internacional afirmam que foi um tour muito mau, eu acho que foi um tour emocionante e limpo na medida de que quem estava dopado foi para casa e só ficaram aqueles que realmente mereciam ficar.Só foi pena o Olivie não ter cantado a música do Agostinho, mas fica para o ano, ou para quando um Francês Ganhar a volta a França.

0 homens da mota: