Lutas de outros dias
Após uma longa reflexão sobre o tema de ontem hoje decidi dedicar este espaço a grandes homens e grandes mulheres, do passado.
Xanana Gusmão, para mim um dos homens mais corajosos de sempre, que defendeu o seu pais contra todo e contra todos, uma verdadeira fonte de inspiração para o seu povo, e um homem para servir de reflexão para todo o mundo.
Xanana nasceu e viveu a sua juventude nos arredores de Díli, a capital de Timor, a 20 de Junho de 1946, rápido teve de se adaptar á vida do trabalho pois por questões financeiras teve de sair da escola para poder ganhar dinheiro para a sua família, tinha apenas 16 anos.
Mas por volta de 1966 passou a ter um emprego na administração pública que lhe permitiu continuar a estudar, em 1968 Gusmão foi recrutado para o exército português onde serviu por três anos.
Após a revolta dos cravos, e de anunciarem que dariam a independência a Timor, Xanana envolveu-se profundamente na facção da FRETILIN (Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente) e chegou mesmo a ser encarcerado pela facção rival, mas solto ainda nesse ano após a vitoria da FRETILIN.
Em fins de 1975, a FRETILIN ganhou o controlo de Timor Português e Gusmão foi libertado. Ocupou a posição de secretário de imprensa da FRETILIN. A 28 de Novembro de 1975, a FRETILIN declarou a independência de Timor Português como República Democrática de Timor-Leste e Gusmão foi responsável por filmar a cerimónia.
Nove dias depois a Indonésia invadiu Timor-Leste, a partir desse momento Xanana vagueou por todo Timor, e rapidamente se tornou no líder da resistência.
Em Novembro de 1992, Xanana é capturado pelas milícias indonésias, que tinham colocado o seu nome nas prioridades de captura, devido á sua divulgação nos media, foi brutalmente violado pelo colega de cela e foi-lhe negado o direito a se defender.
Mas nos finais de 1999, com ajuda dos estados internacionais, com grande participação de Portugal, foi libertado.
Depois da intervenção da ONU, Xanana foi convidado a dirigir o país juntamente com esta, e em Abril de 2002 ganhou com a esmagadora maioria, tornando-se assim no 1º presidente de Timor-Leste.
Outro homem que quero falar aqui é de Fidel Castro, eu sei que muitos de vocês não concordam mas acho que este homem juntamente com Che Guevara, são inspiradores, na medida em que repudiam a nação americana e todas as sua luzes ilusórias, e criaram uma revolução vinda do nada.
Fidel nasceu a 13 de Agosto de 1926, no estado de Holguín, em Cuba, foi educado em colégios jesuítas, como o La Salle, Dolores (ambos localizados em Santiago de Cuba) e Colégio Belém (em Marianao, Havana).
Já na politica Fidel critica o golpe de estado dado por Fulgencio Batista, uniu-se a jovens que editavam o periódico mimeografado clandestino Son los Mismos, e é a partir desse grupo de jovens, que depois fica ao comendo atacariam de assalto os quartéis de Moncada em Santiago de Cuba, em 26 de Julho de 1953 e fundaria depois o Movimento Revolucionário 26 de Julho.
Depois disto foi exilado para o México, foi ai que começou a prepara a grande revolução, com o apoio dos emigrantes nos EUA, foi para Cuba a bordo do Iate Granma, com varias dezenas de combatentes e em 2 de Dezembro desembarcaram na praia Las Coloradas, próxima a Niquero (Oriente), e se abrigaram em Sierra Maestra onde permaneceu por mais de dois anos a frente do Exército Rebelde Cubano, do qual era Comandante em Chefe.
A 1 de Janeiro de 1959, Fidel consegui acabar com o Governo de Batista, entrando vitoriosamente no dia 8 em Havana.
Castro rapidamente começou com um clima de hostilidade entre o seu país e os EUA, que levou mesmo ao embargo económico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos que se iniciou em 7 de Fevereiro de 1962.
Fidel conseguiu encorajar outros presidentes de outros países latino americanos a fazer frente á cultura americana, como é exemplo de Hugo Cháves.
Mais recentemente, a 1 de Agosto de 2006, Fidel graças a uma doença grave teve de se retirar do posto de presidente de Cuba deixando o poder nas mãos do seu irmão Raul Castro, devido ao facto de nunca mais ter assumido o poder e de não ter aparecido ultimamente nos órgãos de comunicação, á quem diga que o revolucionário cubano já morreu.
Quantos mais se destacam de todos os outros, quantos mais deram a vida ou ainda dão por uma causa, por uma ideia, por uma arte, eu vou tentar mostrar grande parte deles, pois eles merecem isto e muito mais.
Decidi também por este vídeo do Valete Anti-Herói, uma música dedicado a todos os referidos até hoje, e os que ainda vêm.
0 homens da mota:
Enviar um comentário