A música no seu melhor
Bem como já é habitual, cá venho eu com mais uma edição da melhor rubrica de música do momento, “A música no seu melhor”, hoje quero mostrar dois tipos de músicas completamente opostos, mas que tem um significado especial para mim.
Sem grandes demoras apresento o primeiro artista desta edição, o grande mestre da Guitarra Portuguesa, Carlos Paredes, está presente nesta edição, pois para mim foi um dos melhores guitarristas de sempre, não era de estranhar que lhe chamassem o guitarristas dos mil dedos, cada melodia que toca é como se fosse o representar da terra onde vivemos, Portugal.
Nascido em Coimbra a 16 de Fevereiro de 1925, no seio de uma família onde os seus antepassados foram guitarristas, dai ter nascido quase com uma guitarra nas mãos, Carlos Paredes começou dês dos 4 anos a ter aulas de guitarra com o pai.
Em 1957 Lança o seu primeiro álbum intitulado de “Carlos Paredes”, mas no ano seguinte é preso pela PIDE, acusado de fazer parte do partido Comunista, e de pertencer á oposição a Salazar, só sendo libertado nos finas do anos seguinte.
Em 1962 é convidado para fazer parte de banda sonora do filme “Verdes anos” onde nasce a sua obra-prima com o mesmo nome, ainda hoje ouvida e admirada por milhares.
A sua paixão pela guitarra era tanta que, conta que certa vez, a sua guitarra se perdeu numa viagem de avião e ele confessou a um amigo que «pensou em se suicidar».
Durante toda a sua brilhante carreira escreveu músicas de enorme valor, músicas que por muitos anos que passem ninguém ira apagar músicas como verdes anos, Movimento perpétuo, Divertimento, Balada De Coimbra, Sede E Morte, e tantas outras que fizeram este povo sentir o que é realmente a guitarra portuguesa, e que ainda hoje, passado tanto tempo, tantas modas, tantas ideias, ainda me contagia, a mim, um jovem, e é com sentimento que ouço tal artista.
Uma doença do sistema nervoso central (mielopatia), impediu-o de tocar durante os últimos 11 anos da sua vida. Morreu em 23 de Julho de 2004 na Fundação Lar Nossa Senhora da Saúde em Lisboa, sendo decretado Luto Nacional.
Mas hoje artistas de todo o pais ainda recordam este grande artista nas suas músicas, e lhe fazem uma homenagem ao colocar a sua música misturada com a música de hoje, é como fazem os Eskritores em caminhos de Portugal, e Sam the Kid em Viva.
A gora mudando completamente de panorama musical, quero mostrar neste grande blog, uma grande banda, System of a Down.
A banda que é contra a politica e que apoia a anarquia total, que é ferozmente contra políticos como J. W. Buch, e abomina o capitalismo, foi criada em Los Angeles, com membros de toda a parte do globo, como do Líbano, Arménia, esta banda é famosa, pelas lutas contra o sistema e as suas músicas que fazem qualquer viajar a outro mundo.
Juntos formam uma das melhores bandas do havei metal moderno, lançados para um grande púbico com o seu álbum Hypnotize, mas muito antes disso já eles tinham arrasado plateias com músicas como Toxicity (Version 7.0), Chop Suey, Radio Vídeo, Question que é a que vou mostrar agora.
E é assim que termina mais uma grande edição da nossa Rubrica, na próxima edição prometemos mais música do melhor.
0 homens da mota:
Enviar um comentário