Uma verdadeira self-made band, os Nickelback começaram em meados da década de 90 a tocar essencialmente versões de originais de outras bandas. Formados em Hanna, uma cidade a duas centenas de quilómetros de Calgary, no Canadá, os Nickelback devem à iniciativa do vocalista Chad Kroeger o início do seu percurso. Meses depois, já após a mudança para Vancouver juntamente com o irmão, Mike Kroeger (guitarra) e com Ryan Vikedal, os Nickelback gravaram os primeiros registos. O EP "Hesher" antecedeu a edição independente de "Curb", o longa duração de estreia, e deu motivos suficientes à banda para partir numa extensa digressão por todo o Canadá. Dois anos depois, surgiu a gravação de "The State", um novo álbum, editado uma vez mais de forma independente. Os Nickelback começaram então, e por fim, a conquistar a atenção de algumas rádios canadianas. A partir de então, o grupo conheceu uma popularidade sem precedentes, o que os levou a actuar como banda de apoio a grupos como os Creed, Fuel ou 3 Doors Down.
"Silver Side Up", um álbum cujos temas foram inclusivamente criados antes dos constantes em "The State", consagrou em definitivo a banda do Canadá. Ao lado do produtor Rick Parashar, responsável no passado pela produção de bandas como os Pearl Jam ou Temple of the Dog, os Nickelback criaram um álbum verdadeiramente conquistador. O single "How You Remind Me" chegou ao primeiro lugar da tabela da Billboard, assim como o álbum, que conquistou posição de destaque nos tops um pouco por todo o mundo.
Seguiu-se "The Long Road", que teve como cartões-de-visita "Someday", "Believe It Or Not" e "Flat On The Floor". O álbum valeu à banda a marca de cinco milhões de cópias vendidas em todo o Mundo e extensas digressões.
No Verão de 2004, já depois de colocarem ponto final numa digressão mundial muito elogiada e considerada pela banda como a melhor dos últimos anos, os Nickelback começaram a trabalhar num novo álbum de originais.
A escolha do título recaiu em "All The Right Reasons". O longa-duração chega em Outubro de 2005 às lojas e é antecedido pelo single "Photograph".
Chad Kroeger.
Para além de liderar os Nickelback, Chad Kroeger tem também dado provas do seu talento em projectos paralelos, nomeadamente ao lado de Josey Scott, dos Saliva., com quem interpretou o tema "Hero" (o grande sucesso da banda sonora de "O Homem Aranha").
Chad passou a sua infância na cidade canadiana de Hanna, Alberta. Foi aí que aprendeu sozinho a tocar guitarra, com apenas 13 anos, para um ano mais tarde ser detido num centro juvenil por ter assaltado a sua escola ... por 11 vezes consecutivas.
Quanto terminou os estudos na escola secundária, formou uma banda de covers com o seu irmão Mike Kroeger, com Ryan Peake e com um vocalista que, segundo afirma, "me ensinou tudo o que sei". Na altura, Chad assumia apenas as funções de guitarrista.
Um ano depois, o quarteto cansou-se de tocar música de outras pessoas e cada elemento seguiu o seu próprio caminho. Só em 1996 retomaram as lides musicais, quando Chad compôs 10 temas e propôs ao seu irmão, ao seu primo Brandon e a Peake que fossem gravar a Vancouver. Assim nasceram os Nickelback.
Com apenas 24 anos, Chad Kroeger assinou o primeiro contrato para as gravações do segundo trabalho da banda, "The State".
Actualmente, os Nickelback são formados por Chad Kroeger na voz e guitarra, Mike Kroeger no baixo, Ryan Vikedal na bateria e Ryan Peake na guitarra.
Graças à sua persistência, a banda vingou no mundo da música e actualmente Chad Kroeger tem-se dedicado a lançar outras bandas no mercado discográfico, nomeadamente os Default.
Em 2002, Chad criou a sua própria editora, intitulada 604 Records, cujo primeiro contrato foi assinado com os Theory Of A Dead Man.